ARTIGOS

QUAL SEU ESTILO DE LIDERANÇA?
MATERIA DE PRISCILA DOS SANTOS

Para a professora Anna Valéria Mello, o autoconhecimento é fundamental para o crescimento profissional


Nas relações sociais sempre há alguém que atrai a atenção e reúne um grupo em torno de si. Dentro do mercado de trabalho o papel de liderança é bem mais demarcado. Até porque, geralmente, ele ocupa um alto cargo na empresa. Mas todo chefe é líder? De acordo com a coordenadora de consultoria de carreira e professora do Instituto Brasileiro de Gestão & Marketing (IBGM), Anna Valéria Mello, a resposta é não. Mas há o melhor desempenho da empresa quando existe a aliança entre esse atributo e o cargo ocupado.

“Líder é o que consegue agregar seguidores. Hoje, eu acredito que essa característica possui uma ligação íntima com o carisma. Alguns nascem com esse dom; outros o desenvolvem ao longo da vida”, acrescenta. Segundo Anna Valéria, o chefe que não possuir essa qualidade, para não ser tragado pela equipe, deve identificar o formador de opinião dentro do grupo e atraí-lo. “Dessa forma, consegue-se o apoio de todos os demais funcionários, que tendem a seguir esse colega”.

De forma geral, a professora enumera três tipos de líderes: o autoritário, o liberal e o democrático. “O autoritário visa somente ao resultado, não se preocupa com as pessoas. Sua liderança tende a ser agressiva e inflexível. Como exemplo, podemos lembrar do técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, Dunga. Ele chegou até a contagiar todo o grupo com sua impaciência e arrogância”, explica.

Já o  liberal peca pela falta de participação. Ele delibera para o grupo as decisões, não acompanha o desenvolvimento dos trabalhos, o que acarreta dentre os funcionários a sensação de estarem “soltos”. “O seu foco está nos resultados. Esse modelo pode ser exemplifcado na figura de Bill Gates, o fundador da empresa Microsoft. Mas não funciona no Brasil porque a nossa cultura é diferente. Aqui existe a necessidade do trabalho ser acompanhado e avaliado por alguém do cargo de chefia”, esclarece Anna Valéria Mello.

A consultora destaca como estilo ideal o democrático, também conhecido como 9.9. “Neste, o líder equilibra a atenção entre as pessoas e os resultados. Ele compartilha a opinião entre o grupo, escuta cada um e define. Podemos personificar esse modelo na figura da presidente da República, Dilma Rousseff, que possui uma grande equipe de assessores”.

Para saber qual é o seu estilo de liderença, o profissional necessita de um grande autoconhecimento. Até mesmo para identificar as suas fragilidades e buscar se enquadrar no modelo ideal, caso não faça parte dele. “É um exercício constante, mas vale a pena para crescer profissional e pessoalmente”, conclui Anna Valéria de Mello.


Para saber mais
Livros
“Administração - Mudanças e Perspectivas”, de Stephen Robbins. Editora Saraiva
“Gestão de Pessoas”, de Idalberto Chiavenato. Editora Campus  “Gestão de Pessoas - Enfoques nos Papéis”, de Antonio Carlos Gil. Editora Atlas
Filmes
“Ao mestre com carinho” (ING), ano de produção: 1967, direção: James Clavell
“O sorriso de Monalisa” (EUA), ano de produção: 2003, direção: Mike Newell
“O triunfo” (EUA), ano de produção: 2006, direção: Randa Haines  “Escritores da liberdade” (ALE/EUA), ano de produção: 2007, direção: Richard LaGravenese

http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-folha-dos-empregos/651906?task=view

Nenhum comentário:

Postar um comentário